Brasil é a bola da vez

O ano chega ao fim e com ele um 2011 cheio de novidades e ações inéditas de empresas de tecnologia para o mercado brasileiro. Dezembro culmina com a chegada da iTunes Store tupiniquim e da Apple TV. Para quem não sabe, a iTunes Store (foto) é a loja virtual que vende músicas, filmes e seriados para serem baixados em aparelhos da Apple (iPhone, iPad, iPod Touch e computadores Mac) ou em PCs convencionais. Já a TV da empresa é uma caixinha que acoplada à TV e ligada na internet faz transmissão instantânea (via streaming) de filmes, séries e programas de TV, muitos deles em alta definição (HD), para serem exibidos em telas grandes.
O Rei na rede
Com catálogo com mais de 20 milhões de canções, incluindo o acervo digitalizado, que ainda era inédito no país, do rei Roberto Carlos, até a escolha do garoto-propaganda do serviço da Apple, dá uma ideia da importância que este mercado brasileiro tecnológico ganhou neste ano. Com uma crise sem precedentes nos mercados europeu e norte-americano, o fôlego brasileiro para enfrentar (até agora) os problemas financeiros em nível global parece ter colocado o país na rota estratégica das empresas de tecnologia.
Produção nacional
O caso da Apple é só um dos exemplos do que ocorreu neste revolucionário 2011 para este segmento em nível nacional. No ramo dos games, o avanço foi ainda mais significativo. Neste ano, a Microsoft se adiantou aos concorrentes e nacionalizou a produção do console X-Box 360. Em um mercado dominado pela pirataria, em que ela própria, a Microsoft, era a empresa mais afetada, a estratégia foi trazer a produção para cá e ter incentivos e isenções para conseguir reduzir preços para o consumidor final. A fórmula vem dando certo e o X-Box por menos de R$ 800, com nota fiscal e garantia oficial, é um sucesso de vendas. A Nintendo também não ficou parada e colocou o preço do Wii em um patamar ainda mais abaixo, dos R$ 700. A concorrência também puxou o preço do Playstation 3, da Sony, para baixo. A empresa japonesa também tomou medidas, ainda tímidas, mas inéditas no Brasil, de lançar neste ano, por exemplo, a PSN (loja virtual do console) brasileira. Tudo indica que o console seja montado em solo brasileiro em breve.
Compatibilidade brazuca
Quem aportou por aqui neste ano também foi a Netflix, empresa que vende filmes e séries pela internet e é líder neste mercado nos Estados Unidos. Na semana passada, a empresa lançou uma atualização para dispositivos da Apple e o aplicativo passou a ser compatível com aparelhos usados no Brasil. A atualização mais recente do X-Box 360 também trouxe o aplicativo do Netflix pronto para ser rodado em TVs no país. Mas, como nem tudo são flores, o acervo ainda tem títulos que mais parecem ter saído da sessão da tarde, e poucos filmes recentes e grandes lançamentos.
Fim da gambiarra
Com o lançamento da iTunes Store Brasil, parece ter chegado ao fim a gambiarra que muitos usuários brasileiros de dispositivos “i” da Apple usavam para comprar jogos e outros aplicativos na loja argentina. Ao contrário do Brasil, que não tem essa seção por questões legais, na loja da Argentina há jogos disponíveis para venda. Quem foi atualizar, nos últimos dias, estes jogos e aplicativos adquiridos via-loja argentina teve que refazer o cadastro do cartão de crédito internacional e o rastreamento do endereço aponta erro.

0 comentários:

Postar um comentário

: MURAL DE RECADOS :