Educar população é mais barato que tratar doenças, diz nutricionista


Da RedaçãoFoto: Divulgação


Elaine defende a volta dos antigos hábitos alimentares como forma de promover a saúde
Em agosto, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou a inclusão de 58 novos procedimentos e cobertura obrigatória de mais 11 nos planos de saúde a partir de 2012. As novas regras serão aplicadas a planos contratados a partir de 2009.
Consultas a nutricionistas estão no rol de procedimentos. Até agora, os planos de saúde eram obrigados a cobrir seis consultas por ano - esse número passará a 12 por ano. Para pacientes com diabetes o número de consultas disponibilizados pelos convênios passará a 18 por ano.
"Eu creio que estabeleceram isso por causa da procura, da necessidade na melhora da alimentação. Eu acho isso muito importante porque a parte que diz respeito à alimentação e doenças já virou um problema de saúde pública", destaca Elaine Vaz, coordenadora do curso de Nutrição da Unitoledo e nutricionista do Hospital da Unimed.
A profissional explica que a reeducação alimentar passou de cuidado com o corpo para tratamento de doenças e muitas vezes o início da enfermidade é a má alimentação. "A obesidade, hipertensão e diabetes são problemas de saúde pública porque tudo gera um custo muito grande do governo para tratar esses pacientes. É medicamento, é incapacidade de trabalho e aposentadoria precoce".

Fonte: Folha da Região

0 comentários:

Postar um comentário

: MURAL DE RECADOS :