Por Os deuses devem estar loucos

Era uma vez uma criança que estava apaixonadíssima e então casou-se com o seu noivo e viveram felizes para sempre.
Se esta história fosse verdade, era um bocado estranha.
Na vida real, a história é acerca de uma criança com 8 anos que se casou com o seu queriduxo marido, pois foi forçada pelo pai a casar. Isto já não é estranho; já é muito estranho.
Mas bizarro é quando souberes que a criança tem apenas 8 anos, foi forçada pelo pai a casar, e que o marido tem 50 (!!!) anos de idade.
A criança vive na Arábia Saudita e o casamento foi o ano passado, com um pagamento envolvido de 10,000 euros. Na Arábia Saudita, os casamentos com criancinhas têm aumentado e, por isso, têm aumentado as críticas em relação a estas políticas. Nos Estados Unidos, dizem inclusivamente que estes casamentos violam os direitos humanos.
Mas relativamente à criança desta notícia, foi agora permitido divorciar-se do marido. Eu andava já a acompanhar este caso que considero bizarro e sei que a mãe da rapariga já andava a tentar em tribunal o divórcio mas este tinha sido rejeitado pelo juiz. Foi determinado que a criança só se podia separar do marido quando esta atingisse a puberdade.
Na Árabia Saudita acontece regularmente crianças casarem com homens muito mais velhos ou com jovens muito novos
Na Arábia Saudita não existe nenhuma lei que defina a idade mínima para se casar. No entanto, é suposto a mulher consentir o casamento mas, como calculas, alguns juízes não estão muito preocupados com a opinião da mulher, muito menos da criança.
Tem, no entanto, havido um aumento de manifestações por grupos activistas para definir uma idade mínima para o casamento e terminar com este tipo de episódios.
Sohaila Zain al-Abdeen, um activista dos direitos humanos, estava optimista em relação ao divórcio da criança e espera que agora seja feita uma lei para determinar a idade mínima de 18 anos para se casar.
“Infelizmente, alguns pais trocam comercialmente as suas filhas”, disse à “Associated Press”“Há pessoas fracas e por vezes o dinheiro fala mais alto e depois esquecem-se dos seus papéis como pais”, acrescentou.
Não ficou muito claro se o homem recebeu dinheiro pelo acordo do divórcio. Mas o homem tinha pago ao pai da menina cerca de 10,000 euros como forma de pagamento pela criança.
E, segundo consta, este casamento não foi o único a receber atenção. Há vários casos de meninas a casarem com homens muito mais velhos ou com rapazes novos. Um dos casos, uma jovem com 15 anos, cujo pai estava preso, obrigou-a a casar com um colega da prisão.
0 comentários:
Postar um comentário